Dom Pedrito – Estacionamento Rotativo: O que o povo pensa sobre o projeto

    53dbf6c2.jpg

    Projeto de Lei, propondo a implantação de Estacionamento Rotativo no centro de Dom Pedrito, também conhecido como “áreas azuis”, deverá ser enviado, em breve, pelo Executivo municipal, à apreciação da Câmara de Vereadores, segundo informa o secretário executivo do GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública Municipal), Gilberto Alves. Ele afirma que o prefeito aguarda apenas que o setor competente – no caso a Secretaria de Planejamento (Seplan) – conclua o mapa que está sendo elaborado, delimitando as áreas propostas para o referido estacionamento.

     

    A ideia vem repercutindo bastante junto à população, parte da qual já tem opinião formada a respeito. De forma aleatória, a Qwerty Portal de Notícias ouviu algumas pessoas sobre o assunto:

     

    LUIZ GIANELLI LEON (Médico-veterinário, funcionário da Inspetoria Veterinária e Zootécnica) – “Em um primeiro momento, sou a favor, mas dependerá da estrutura que for montada. Tem que haver fiscalização para isso, senão será pior. Provavelmente, o município terá de implantar os serviços dos ‘azuizinhos’ (Guarda Municipal). Conheço o exemplo de como o projeto funciona em Bagé. Na vizinha cidade, todo o videomonitoramento (que também é anunciado para Dom Pedrito), inclusive a manutenção das câmeras de segurança (que é bastante cara) é custeado pelos valores arrecadados no estacionamento rotativo. Os dois projetos são ‘casados’, assim também seria bem-vindo para Dom Pedrito”.

     

    WALTEMIR DIAS (Aposentado) – “Sou contra, porque hoje não temos calçamento, não temos ruas. A primeira iniciativa seria a recuperação do calçamento. Outra coisa: já existe estacionamento rotativo na frente das farmácias, por uma lei municipal, onde se tem 15 minutos para estacionar, com o alerta do veículo ligado. Mas, tem gente que estaciona, por exemplo, na frente da farmácia Panvel e vai realizar uma operação na Caixa Econômica Federal, que fica ao lado. Não existe fiscalização nem para isso”.

     

    ADÃO FERNANDES (Advogado) – “Em primeiro lugar, sou a favor, porque, às vezes, pessoas que chegam de fora e necessitam de um estacionamento no centro para que possam atender seus compromissos em bancos ou firmas, não o conseguem… precisam se deslocar duas ou três quadras a seu local de destino. No entanto, para que exista esse tipo de estacionamento, é necessária a existência de agentes de trânsito, sejam os ‘azuizinhos’, como são popularmente chamados, seja através de uma empresa terceirizada contratada pelo município”.

     

    EDISON LUIZ ROLA BELÉM (1º Tenente da Brigada Militar) – “Sou a favor do rotativo. Uma alternativa ao mesmo, defendida por alguns, seria a implantação do estacionamento oblíquo. Entretanto, este último, embora aumentasse o número de vagas, não impediria que alguém estacionasse o carro um dia inteiro em determinado local. Somente com o pagamento da vaga se poderá equacionar o problema”.

     

    ALEX KLOPPENBURG (Padre da Igreja Católica) – “Vivemos numa sociedade onde o bem comum deve ser bem distribuído e para todos. Com o aumento do número de veículos, que é uma coisa boa, faz-se necessário organizar o trânsito e a mobilidade urbana. Aí entra o estacionamento rotativo como algo necessário. A experiência de outras cidades, no mundo todo, mostra sua eficácia”.   

     

    CLODOALDO SANTOS DOS SANTOS (Autônomo) – “Sou contra, porque já pagamos muitos impostos e acho que a administração municipal tem o dever de procurar alternativas para resolver o problema da falta de estacionamento, e não sobrecarregar ainda mais o bolso do povo”.

     

    MARCOS VINICIUS VELOSO (Delegado de Polícia Civil) – “Em se tratando de Dom Pedrito, ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto, ainda estou conhecendo a cidade e qualquer opinião que manifestasse a respeito de estacionamento rotativo seria leviano de minha parte”.

    Por: Silvio Bermann
    Jornalista Responsável: Marcelo Brum – MTB/RS 84.490 – FENAJ 8202
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br