Qwerty Escola já formou mais de 15 turmas de Robótica
24 de abril de 2024Alunos do curso de Eletricista desenvolvem projeto prático em sala de aula
9 de agosto de 2024Nesta quarta-feira (19), iniciam as inscrições para um novo curso de Cuidador de Idosos, com carga horária de 40 horas. Atendendo pedidos, dessa vez o curso acontecerá no período noturno, para dar oportunidade de aprendizado para quem tem outra atividade durante o dia.
As inscrições serão realizadas na Casa de Cursos, das 8h às 13h, preferencialmente, para pessoas inscritas no CadÚnico. As aulas iniciam na próxima segunda-feira (24), a partir das 19 horas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde o Brasil ocupa o 6° lugar no ranking dos maiores índices de envelhecimento no mundo. Com uma população com mais de 31,5 milhões de pessoas acima de 60 anos. A pirâmide populacional estará modificada e isso deve levar a um repensar sobre as políticas de saúde sociais e econômicas, sendo necessária a reestruturação das ações de saúde.
Neste cenário, ao levarmos em conta o crescente número desta população de idosos, é que se faz necessário programar as ações de preparo/treinamento de profissionais/pessoas no atendimento ao idoso. Essa preocupação em preparar cuidadores de idosos nasceu sem dúvida nenhuma, de uma realidade incontestável, ou seja, o país envelheceu e todos nós caminhamos neste processo.
É necessário que o país trace e programe políticas voltadas à população idosa, para que possa proporcionar maiores condições e dignidade a esta população tão peculiar, que com certeza contribuíram para o desenvolvimento do país.
Neste sentido, a capacitação e o ensino profissional são primordiais para uma melhora na qualificação da mão de obra requerida para esses serviços.
Visando suprir esta demanda, a Qwerty Escola que há mais de 15 anos investe na educação em Dom Pedrito e há mais de 10 anos forma profissionais na área da saúde com o curso Técnico em Enfermagem, desenvolveu o curso de “Cuidador de Idosos”. Essa parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) tem o objetivo de preparar e certificar, os futuros profissionais para o mercado de trabalho, dentro dos limites e possibilidades descritas na formação do cuidador de idosos.
O projeto visa capacitar e instrumentar os participantes para: Cuidar da higiene, conforto e alimentação, observando possíveis alterações no estado geral. Zelar pela integridade física do idoso, prestar primeiros socorros e promover atividades de entretenimento.
Fonte: https://www.paho.org/pt